quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Sintese em Capítulos de: "Como se tornar um Líder Servidor" de James Hunter

Amigos Leitores

Inicio a partir desse momento um ciclo de inserções da síntese feita por mim do livro "Como se tornar um lider servidor" escrito por James Hunter. As inserções serão realizadas por capítulos e publicadas com um um intervalo de tempo razoável, portanto fique ligado e aproveite para conhecer um pouco mais dessa obra.
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Capítulo 01 - Sobre Liderança

Nesse primeiro capítulo a abordagem revela a importância do ato da escolha, principalmente quanto a se optar pelo tratamento dos sintomas e não dos problemas que envolvem atitudes de liderança.

Começa aqui uma explanação sobre a importância da liderança servidora, aquela que enxerga as diferenças entre servir necessidades e servir vontades, ou seja, saber diferenciar o que as pessoas querem do que elas precisam.

Nesse contexto, o autor se preocupa com a visão que o líder deve ter sobre saber identificar o que as pessoas querem ouvir e o que elas precisam ouvir. Conseqüentemente toda essa situação gera uma série de conflitos, e até então, pelo que se sabe, evitar conflitos é mais confortável, mas isso também é conhecido como falta de caráter.

Liderança tem tudo a ver com a criação e a prática de bons hábitos de maneira constante que levam à formação do caráter. Assim, para uma fundamentação da palavra, segue uma definição segundo Hunter ( 2006, p. 18 ) :

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.


Mediante a citação acima, ficam claras algumas palavras-chave como: habilidade, influência e caráter, que demonstram características importantes no líder, já que gerenciar é diferente de liderar. Como coloca Hunter ( 2006, p. 19 ) :

Planejamento, orçamento, organização, solução de problemas, controle, manutenção da ordem, desenvolvimento de estratégias e várias outras coisas – gerência é o que fazemos, liderança é quem somos.


Assim, ao contrário do gerente que muitas vezes é autoritário e centralizador, o líder conquista as pessoas, envolve-as de forma que coloquem seu coração e mente, espírito, criatividade e excelência a serviço de um objetivo.

Um dos exemplos de liderança servidora que o autor procura enfatizar é o da empresa SOUTHWEST AIR LINES cujo slogan é “A empresa aérea que o amor construiu”. Essa frase procura resumir como a empresa se empenha para manter elevado o grau de satisfação do cliente, e por sua vez, como prestadora de serviço, servir as necessidades de seus consumidores.

Nesse contexto, o exemplo acima aponta para uma convergência importante: toda liberdade vem acompanhada de muita responsabilidade. O cuidado ao ser líder não deve ser desprezado, pois teoricamente ninguém obriga ninguém a se casar, por exemplo, ou a receber cheque de pagamento ao final do mês. É tudo uma questão de ação e reação e o quanto se está disposto a assumir as responsabilidades dos atos praticados.

O autor coloca como um padre, professor, pastor, treinador ou rabino têm a capacidade de influenciar seus seguidores, portanto, qualquer um que já teve um mau chefe, por exemplo, sabe o que isso pode representar em sua vida. Segundo Depree apud Hunter (2006, p.24), a liderança é uma profunda interferência na vida de outras pessoas.

Segundo Bennis apud Hunter ( 2006, p. 24 ) :

O mito mais perigoso é o de que há um fator genético na liderança e que as pessoas simplesmente possuem ou não determinadas qualidades carismáticas. Na verdade acontece o oposto. Os líderes são feitos, em vez de nascerem líderes.


Nota-se a importância de que cada indivíduo perceba que é responsável pela condução de sua vida, onde é preciso ter motivação, treino e disciplina para ser capaz de melhorar as suas habilidades como líder. Na realidade, a combinação de desejo, instrumentos e ações apropriadas podem contribuir para a formação de um líder que não fala apenas, mas age de acordo com a situação vigente.

Desse modo, a capacidade de influenciar pessoas positivamente, demonstra que liderança é uma questão de caráter em ação, assim, desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa. Isso reforça o fato de que o líder eficiente é capaz de influenciar seus seguidores a serem líderes também, pois a sua própria conduta deixa marcas que podem ser boas ou más para quem as toma como exemplo.

Portanto a liderança servidora não é para os fracos, pois o líder imprime pontos de ancoragem em seus seguidores para que avancem positivamente ou negativamente.

Conclui-se que o exemplo do líder é determinante para que o liderado se emancipe após um tempo de convivência e se torne eficaz naquilo que almeja e realmente cumpra sua missão.
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É isso pessoal, até a próxima publicação...
Gilson Aparecido Castadelli

Um comentário:

Bruno Zen disse...

Olá Prof. Gilson... achei muito interessante essa sua sintese do livro, podemos ver que não existe mais espaço para lideres tiranos que tentam impor-se através do medo.... Esse livro é uma otima sugestão para as ferias !!!!!