segunda-feira, 28 de julho de 2008

O Resumo do Artigo Apresentado


Projeto Piloto: A implantação do ensino semi-presencial com a metodologia da problematização:
Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior

Gilson Aparecido Castadelli1, Rosemary Trabold Nicácio2
1Núcleo de Educação à Distância – Faculdades Integradas de Ourinhos – (FIO)Rod. BR153 Km339 + 400m – B. Água do Cateto– 19.9000.000 – Ourinhos – SP – Brasil
2Coordenação do Curso de Pedagogia – Faculdades Integradas de Ourinhos – (FIO)Rodovia BR153 Km339 + 400m – B. Água do Cateto– 19.9000.000 – Ourinhos– SP – Brasil
Resumo. O presente artigo tem como finalidade precípua observar numa Instituição de Ensino Superior privada do estado de São Paulo, os parâmetros que demonstrem como o ensino semi-presencial pode contribuir de modo significativo para o processo de ensino e aprendizagem num ambiente acadêmico que faz uso da metodologia de projetos, mais especificamente a problematização. O projeto se fundamenta a partir da portaria nº. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que num aspecto geral autoriza instituições de ensino superior a introduzir na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem a modalidade semi-presencial.O diferencial nesse projeto é que o mesmo utiliza-se um modelo semi-presencial de ensino, tendo como base os princípios da Metodologia da Problematização[1], para que seja possível planejar intervenções no contexto observado durante a aprendizagem. Assim, o conhecimento do objeto de estudo, dar-se-á a partir dessa observação, quando alunos e professores envolvidos passam então a desenvolver as hipóteses em busca de soluções que possam ser aplicadas e discutidas novamente.
-----------------------------
[1] Metodologia da Problematização: baseada no método do Arco, de Charles Maguerez (BORDENAVE E PEREIRA apud BERBEL, 1998, p. 139), o qual preconiza a observação e intervenção na realidade.



Considerações de partipante do Congresso:

Fico feliz por ter participado de um evento como esse pelo fato de poder trazer novidades para todos aqui nas Faculdades Integradas de Ourinhos.
Vejo a necessidade de investirmos em treinamentos que viabilizem na prática o uso de recursos que auxiliem as práticas pedagógicas dentro e fora de sala de aula.A utilização da modalidade da EaD deve ser estimulada tanto na docência como para os alunos de modo equilibrado, participativo e ponderado, visto que qualquer mudança de cultura leva tempo e exige esforços extras iniciais, porém para que não fiquemos fora de um contexto maior, que já é experimentado e vivido em todo o país e no mundo, devemos começar a agir.
Gilson Aparecido Castadelli
Professor das FIO

Nenhum comentário: