quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Experiências!!! Depoimentos!!! Avaliação!!! Novos Métodos, Novos Conceitos!!!

Olá pessoal,
Não poderia deixar de compartilhar esse maravilhoso depoimento de minha aluna, Gisele - 4º Termo de Adm. - Faculdades Integradas de Ourinhos, onde ela relata sua experiência ao conduzir juntamente com sua equipe um mini-curso, elaborado por todos seus os integrantes.
Pude notar que o aluno percebe que ele mesmo exerce o papel de observador no processo de ensino-aprendizagem e juntamente com o professor, passam a enxergar a pesquisa do assunto especificado como objeto de pesquisa.
Confira o depoimento baseado na metodologia da problematização em Ambientes virtuais de aprendizagem:
Bom dia professor!
Segue meu depoimento sobre os tópicos solicitados:
Considero que o trabalho aplicado neste segundo semestre como um DESAFIO!!! Ou seja, fomos desafiados a encarar a REALIDADE que é o mercado de trabalho.
Muita responsabilidade, muito trabalho, muitas dificuldades e etc. O resultado foi maravilhoso, mini-cursos extremamente diferentes uns dos outros, de alta qualidade. Os meios utilizados adaptados ao que encontramos no mercado de trabalho, SISTEMA DE INFORMAÇÃO!
Os recursos que foram disponibilizados, no caso o site (Referência ao Moodle) e todas as ferramentas que ele oferecia, é algo que nunca terá um final perfeito, sempre há mudanças, atualizações e etc.
Fomos incentivados a buscar mais conhecimentos, estamos dispostos a isso.
Ressaltaria como:
Pontos fortes: desafio; incentivo a busca de novos conhecimentos; visão de orientadora e acadêmica; administração de conflitos; liberdade de executar o projeto.
Ponto fraco citaria apenas a não participação de alguns acadêmicos, a resistência que apresentam perante a utilização dos recursos.
Quanto ao método de avaliação, um tanto quanto inovador!!!
A primeiro momento parece ser “difícil” você conseguir apresentar seu trabalho através de um site por exemplo, porém ao ver os resultados que vem se obtendo, a liberdade de expressão que temos para expor nosso ponto de vista ao interagir com outras pessoal virtualmente, utilizando de um recurso que hoje,acredito ser INDISPENSÁVEL na vida de qualquer pessoa, empresa!
Nossa vida pessoal, profissional gira em torno dessas atualizações e mudanças queocorrem a cada segundo no mundo inteiro. Concluindo: o método de avaliação é simplesmente: a chave que nos ajudará a alcançar o sucesso!
Pois, tudo o que é atualizado, inovador e tem qualidade, considero sucesso!!
Obrigada por nos proporcionar este valiosa chave!!
Um grande abraço!
Gisele
Com isso, ficla clara que a perspectiva de nossos alunos estão mudando em relação a forma de se aprender!
Fecho esse assunto, agradecendo esse depoimento, abrindo para questionamentos e opiniões e deixando uma frase de Albert Einstein:
"Depois que a mente se expande com novos saberes, dificilmente ela retornará ao seu tamanho inicial"
Um abraço
Gilson Aparecido Castadelli

2 comentários:

Marcio Ferreira - ICP disse...

Gilson

Blog totalmente voltado ao diálogo, com características pessoais espalhadas por todos os cantos e espaços. Fala de suas experiências e retrata seu cotidiano de professor e aluno. Segue ao pé da letra do conceito de blog enquanto espaço para realização de um diário reflexivo, contando as mazelas e prazeres do labor docente. Muito pessoal seu blog, sua cara. Também muito bem interconectado aos trabalhos dos colegas por meio de links para os blog e vídeos.

FRANCIMARY disse...

Oi Gilson, muito interessante a experiência...e o mais importante é que os alunos percebem o diferencial...sinal que já sabem o que querem e como querem.
Mais legal ainda é que eles podem externar e você também essa "sensação" de evolução.
O uso das TICS na educação dão um "quê" diferencial ao velho modo de ensinar...usando e abusando disso, falando, escrevendo e divulgando...
Sucesso nas próximas experiências...
Bjs
Francimary