domingo, 16 de novembro de 2008

Fase Conclusiva do Mestrado

Olá Amigos,


Fico Feliz em Comunicar que minha Dissertação de Mestrado está em fase conclusiva.
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SEMIPRESENCIAL COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO:
ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR


Após dois anos de estudos e muita pesquisa, fico feliz em comunicar que estou pronto para a defesa.


Contei com a participação das Alunas do 4º Termo de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos e devo confessar que sem elas seria impossível realizar tal pesquisa.


O Foco principal da pesquisa estava em analisar os fatores decorrentes da transição do ensino presencial para o modelo semipresencial levando em conta o procedimento metodológico aplicado bem como o uso de ferramentas de informação e comunicação que contribuíssem de modo significativa para a análise dos resultados obtidos.


Sendo assim, surgiram alguns questionamentos:

  • Como utilizar o ensino semipresencial como agente potencializador na experimentação de estratégias didático-pedagógicas?

  • A Tríade: Autonomia, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação e o Ensino Semipresencial – aliada à metodologia da Problematização, pode contribuir de que maneira para o aprendizado dos alunos de graduação do ensino-superior?

  • Qual o caminho a ser percorrido?

Pois Bem, já tenho as respostas e terei prazer em compartilhá-las com quem tiver interesse.


Um abraço


Prof. Gilson Aparecido Castadelli


segunda-feira, 28 de julho de 2008

Dica de vídeo da Semana: Conhecendo a profissão do Bibliotecário

Gostei muito dessa entrevista.

Recomendo para quem quiser saber um pouco mais sobre o que é Biblioteconomia.

Essa é minha dica de Vídeo da Semana

Um abraço!

Prof. Gilson


Meu Vídeo Sobre Avaliação

O Resumo do Artigo Apresentado


Projeto Piloto: A implantação do ensino semi-presencial com a metodologia da problematização:
Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior

Gilson Aparecido Castadelli1, Rosemary Trabold Nicácio2
1Núcleo de Educação à Distância – Faculdades Integradas de Ourinhos – (FIO)Rod. BR153 Km339 + 400m – B. Água do Cateto– 19.9000.000 – Ourinhos – SP – Brasil
2Coordenação do Curso de Pedagogia – Faculdades Integradas de Ourinhos – (FIO)Rodovia BR153 Km339 + 400m – B. Água do Cateto– 19.9000.000 – Ourinhos– SP – Brasil
Resumo. O presente artigo tem como finalidade precípua observar numa Instituição de Ensino Superior privada do estado de São Paulo, os parâmetros que demonstrem como o ensino semi-presencial pode contribuir de modo significativo para o processo de ensino e aprendizagem num ambiente acadêmico que faz uso da metodologia de projetos, mais especificamente a problematização. O projeto se fundamenta a partir da portaria nº. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que num aspecto geral autoriza instituições de ensino superior a introduzir na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem a modalidade semi-presencial.O diferencial nesse projeto é que o mesmo utiliza-se um modelo semi-presencial de ensino, tendo como base os princípios da Metodologia da Problematização[1], para que seja possível planejar intervenções no contexto observado durante a aprendizagem. Assim, o conhecimento do objeto de estudo, dar-se-á a partir dessa observação, quando alunos e professores envolvidos passam então a desenvolver as hipóteses em busca de soluções que possam ser aplicadas e discutidas novamente.
-----------------------------
[1] Metodologia da Problematização: baseada no método do Arco, de Charles Maguerez (BORDENAVE E PEREIRA apud BERBEL, 1998, p. 139), o qual preconiza a observação e intervenção na realidade.



Considerações de partipante do Congresso:

Fico feliz por ter participado de um evento como esse pelo fato de poder trazer novidades para todos aqui nas Faculdades Integradas de Ourinhos.
Vejo a necessidade de investirmos em treinamentos que viabilizem na prática o uso de recursos que auxiliem as práticas pedagógicas dentro e fora de sala de aula.A utilização da modalidade da EaD deve ser estimulada tanto na docência como para os alunos de modo equilibrado, participativo e ponderado, visto que qualquer mudança de cultura leva tempo e exige esforços extras iniciais, porém para que não fiquemos fora de um contexto maior, que já é experimentado e vivido em todo o país e no mundo, devemos começar a agir.
Gilson Aparecido Castadelli
Professor das FIO

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vamos ao Congresso!!!

5º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância!

Amigos e Amigas, compartilho a minha felicidade com vocês, web-leitores, que tive um artigo aprovado para apresentação nesse congresso!

O artigo foi escrito em parceria com a Profa. Msc. Rose Nicácio e trata justamente de um projeto piloto que estamos realizando nas Faculdades Integradas de Ourinhos sobre o Ensino Semi-Presencial e a metodologia da Problematização.

O Link de acesso é http://www.unirede.br/esud+senaed2008/

38852

Projeto Piloto: A implantação do ensino semi-presencial com a metodologia da problematização: Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior


O evento conjunto do V ESUD e 6º SENAED acontecerá na agradável cidade de Gramado, RS, nas modernas e confortáveis dependências do Centro de Eventos da UFRGS/FAURGS, no período de 22 a 25 de abril de 2008. Na programação, serão abordados temas atuais, polêmicos e de grande importância, visando apresentar e discutir com os participantes o panorama da Educação a Distância no contexto atual.

Trarei maiores detalhes em breve!!!

Acompanhe!!!

Um abraço!!!

sábado, 5 de abril de 2008

Boas Vindas aos Amigos da Pós: Docência do Ensino Superior - FIO

Amigos e Amigas

É um prazer poder estar com vocês nesse curso e saber que estamos utilizando vários tipos de mídias e formas de comunicações.

Analisem esse ambiente e verifique se ele pode ser utilizado como ponto de apoio educacional!

Deixem seus comentários aqui sobre esse blog!

Um abraço

E até nossa próxima Aula.

Gilson Castadelli