sábado, 4 de abril de 2009

Uso das tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Amigos e Amigas



Fico feliz em participar de mais um projeto no Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO



Postarei abaixo alguns vídeos produzidos em nosso curso pelos alunos da 3ª Turma -2009!



Realmente captaram a mensagem e produziram excelentes vídeos!



Vale conferir!



Um abraço



Prof. Gilson



========



Videos:

==================

001- Crescer Antes e Depois da Tecnologia




==================

002- Uso da Tecnologia na Educação




==================
003- Educação Especial


==================

004- Entre o Giz e o Mouse

==================
005- Educação em Novo Tempo

==================

006- Mídias na Educação

==================

007- O Caminhar do Saber

======================

Bem amigos, deixem seus comentários

Realmente foram belos trabalhos

Um abraço

Prof. Gilson Ap. Castadelli

domingo, 16 de novembro de 2008

Fase Conclusiva do Mestrado

Olá Amigos,


Fico Feliz em Comunicar que minha Dissertação de Mestrado está em fase conclusiva.
A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO SEMIPRESENCIAL COM A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO:
ESTUDO DE CASO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR


Após dois anos de estudos e muita pesquisa, fico feliz em comunicar que estou pronto para a defesa.


Contei com a participação das Alunas do 4º Termo de Pedagogia das Faculdades Integradas de Ourinhos e devo confessar que sem elas seria impossível realizar tal pesquisa.


O Foco principal da pesquisa estava em analisar os fatores decorrentes da transição do ensino presencial para o modelo semipresencial levando em conta o procedimento metodológico aplicado bem como o uso de ferramentas de informação e comunicação que contribuíssem de modo significativa para a análise dos resultados obtidos.


Sendo assim, surgiram alguns questionamentos:

  • Como utilizar o ensino semipresencial como agente potencializador na experimentação de estratégias didático-pedagógicas?

  • A Tríade: Autonomia, Tecnologia Digital de Informação e Comunicação e o Ensino Semipresencial – aliada à metodologia da Problematização, pode contribuir de que maneira para o aprendizado dos alunos de graduação do ensino-superior?

  • Qual o caminho a ser percorrido?

Pois Bem, já tenho as respostas e terei prazer em compartilhá-las com quem tiver interesse.


Um abraço


Prof. Gilson Aparecido Castadelli


segunda-feira, 28 de julho de 2008

Dica de vídeo da Semana: Conhecendo a profissão do Bibliotecário

Gostei muito dessa entrevista.

Recomendo para quem quiser saber um pouco mais sobre o que é Biblioteconomia.

Essa é minha dica de Vídeo da Semana

Um abraço!

Prof. Gilson


Meu Vídeo Sobre Avaliação

O Resumo do Artigo Apresentado


Projeto Piloto: A implantação do ensino semi-presencial com a metodologia da problematização:
Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior

Gilson Aparecido Castadelli1, Rosemary Trabold Nicácio2
1Núcleo de Educação à Distância – Faculdades Integradas de Ourinhos – (FIO)Rod. BR153 Km339 + 400m – B. Água do Cateto– 19.9000.000 – Ourinhos – SP – Brasil
2Coordenação do Curso de Pedagogia – Faculdades Integradas de Ourinhos – (FIO)Rodovia BR153 Km339 + 400m – B. Água do Cateto– 19.9000.000 – Ourinhos– SP – Brasil
Resumo. O presente artigo tem como finalidade precípua observar numa Instituição de Ensino Superior privada do estado de São Paulo, os parâmetros que demonstrem como o ensino semi-presencial pode contribuir de modo significativo para o processo de ensino e aprendizagem num ambiente acadêmico que faz uso da metodologia de projetos, mais especificamente a problematização. O projeto se fundamenta a partir da portaria nº. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que num aspecto geral autoriza instituições de ensino superior a introduzir na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currículo que utilizem a modalidade semi-presencial.O diferencial nesse projeto é que o mesmo utiliza-se um modelo semi-presencial de ensino, tendo como base os princípios da Metodologia da Problematização[1], para que seja possível planejar intervenções no contexto observado durante a aprendizagem. Assim, o conhecimento do objeto de estudo, dar-se-á a partir dessa observação, quando alunos e professores envolvidos passam então a desenvolver as hipóteses em busca de soluções que possam ser aplicadas e discutidas novamente.
-----------------------------
[1] Metodologia da Problematização: baseada no método do Arco, de Charles Maguerez (BORDENAVE E PEREIRA apud BERBEL, 1998, p. 139), o qual preconiza a observação e intervenção na realidade.



Considerações de partipante do Congresso:

Fico feliz por ter participado de um evento como esse pelo fato de poder trazer novidades para todos aqui nas Faculdades Integradas de Ourinhos.
Vejo a necessidade de investirmos em treinamentos que viabilizem na prática o uso de recursos que auxiliem as práticas pedagógicas dentro e fora de sala de aula.A utilização da modalidade da EaD deve ser estimulada tanto na docência como para os alunos de modo equilibrado, participativo e ponderado, visto que qualquer mudança de cultura leva tempo e exige esforços extras iniciais, porém para que não fiquemos fora de um contexto maior, que já é experimentado e vivido em todo o país e no mundo, devemos começar a agir.
Gilson Aparecido Castadelli
Professor das FIO

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vamos ao Congresso!!!

5º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância!

Amigos e Amigas, compartilho a minha felicidade com vocês, web-leitores, que tive um artigo aprovado para apresentação nesse congresso!

O artigo foi escrito em parceria com a Profa. Msc. Rose Nicácio e trata justamente de um projeto piloto que estamos realizando nas Faculdades Integradas de Ourinhos sobre o Ensino Semi-Presencial e a metodologia da Problematização.

O Link de acesso é http://www.unirede.br/esud+senaed2008/

38852

Projeto Piloto: A implantação do ensino semi-presencial com a metodologia da problematização: Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior


O evento conjunto do V ESUD e 6º SENAED acontecerá na agradável cidade de Gramado, RS, nas modernas e confortáveis dependências do Centro de Eventos da UFRGS/FAURGS, no período de 22 a 25 de abril de 2008. Na programação, serão abordados temas atuais, polêmicos e de grande importância, visando apresentar e discutir com os participantes o panorama da Educação a Distância no contexto atual.

Trarei maiores detalhes em breve!!!

Acompanhe!!!

Um abraço!!!

sábado, 5 de abril de 2008

Boas Vindas aos Amigos da Pós: Docência do Ensino Superior - FIO

Amigos e Amigas

É um prazer poder estar com vocês nesse curso e saber que estamos utilizando vários tipos de mídias e formas de comunicações.

Analisem esse ambiente e verifique se ele pode ser utilizado como ponto de apoio educacional!

Deixem seus comentários aqui sobre esse blog!

Um abraço

E até nossa próxima Aula.

Gilson Castadelli