sábado, 27 de outubro de 2007

Os Alunos se avaliam???

Gostaria de partilhar uma experiência que estou realizando no curso de Administração, aqui na faculdade onde leciono: Faculdades Integradas de Ourinhos!

Pois bem, seria só mais um trabalho de classe, um seminário comum se não tivesse acrescentado uma pitada de DESEQUILÍBRIO na minha turma!

Olha que interessante!

Na disciplina de Adminstração da Inovação e Gestão do Conhecimento que ministro, dividi a classe em equipes que iriam explorar a gestão do conhecimento, segundo Terra em Gestão do conhecimento - O grande desafio Empresarial, Negócio Editora, 2001 - em sete dimensões específicas e iriam, eles mesmos promover mini-cursos referentes a cada tema.

Até aí tudo bem, mas olha só: Desafiei meus alunos a continuarem ministrando o mini-curso, de maneira virtual pela Web, por meio do ava Moodle.

Criou-se uma nova atmosfera de trabalho participativo, colaborativo e intenso. O foco central deixou de ser o professor, mas eles vêem na figura do docente, aquele que conduz enxergando as necessidades dos alunos.

Acredito nesse envolvimento onde todos se comunicam e estabelecem trocas, ainda mais quando é possílvel quebar barreira do tempo e espaço para prolongar tal efeito.

Ainda estou colhendo resultados dessa ATIVIDADE, mas percebi que só ganhamos quando acrescentamos o prefixo : INTER = INTERATIVIDADE
Os alunos começam a perceber que avaliação não é somente feita num dia marcado, carregado de tensão e ansiedade, mas um processo contínuo que acontece a cada momento!
Simplesmente ao nos cumprimentarmos já estamos realizando uma avaliação!
Pensem Nisso!

Valeu pessoal, Comentem suas experiências!!!

Um comentário:

Neiva Cardins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.